Projetos são de obras sanitárias que tem objetivo levar água para localidades que sofreram com a seca nos últimos anos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) realizou nessa quinta-feira (16), na Cidade Administrativa, reuniões técnicas com nove prefeituras do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Os encontros tiveram como objetivo a realização de análise de projetos referentes à construção de sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em pequenas comunidades que nos últimos anos sofreram com a falta d’água e problemas sanitários. Os recursos para as obras foram captados pelo Governo de Minas junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Participaram da reunião os municípios de Berilo, Francisco Badaró, Francisco Sá, Luislândia, Mirabela, Águas Formosas, Delfinópolis, Itambacuri e Pescador. A realização destas reuniões é fruto de uma parceria entre a Sedru e Copasa com os municípios mineiros que visa auxiliar as prefeituras na captação de recursos elaboração dos projetos e na execução das obras.

“A grande parte das cidades do Estado que conseguem recurso para a realização de obras enfrentam um problema na hora de elaborar os projetos do empreendimento pela falta de mão de obra qualificada e conhecimento técnico, desta forma o Governo de Minas coloca a disposição seu corpo de funcionários para oferecer todo o apoio técnico necessário” explicou a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso.

Os encontros com as prefeituras são referentes à realização de obras na área de saneamento básico em vinte e oito cidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri com intuito de propiciar condições sanitárias adequadas e melhorar a qualidade de vida da população que vive em localidades que sofreram com a seca nos últimos anos e com problemas de infraestrutura. Ao todo foram investidos R$ 15,8 milhões, deste montante a Sedru captou junto a Funasa R$ 12,7 milhões e repassou R $3,1 milhões de contrapartida.

Para o subsecretário de Políticas Urbanas, Renato Andrade, as conversas que aconteceram com os representantes das prefeituras foram no sentido de adequar os projetos de acordo com os padrões da Funasa. “A nossa intenção é dar uma consultoria técnica para os municípios com objetivo de esclarecer suas dúvidas relativas a elaboração dos projetos e orientá-los para que eles estejam de acordo com os parâmetros do órgão que disponibilizou o recurso, neste caso a Funasa.” disse.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/sedru-apoia-municipios-mineiros-na-elaboracao-de-projetos-de-saneamento/

Deixe um comentário